Teoria clássica da administração
Origem desta teoria
Henri Fayol vai desenvolver uma teoria que visa aumentar a eficiência das empresas através da organização e da aplicação de princípios de administração. Enquanto Taylor observava os operários a trabalhar, Fayol reflectia sobre os comportamentos que deveriam ser seguidos para se atingir uma boa prática administrativa. Segundo Fayol, os gestores valorizavam apenas o trabalho técnico, esquecendo-se de administrar as fabricas.
Para Fayol, uma empresa de qualquer dimensão distinguem-se seis funções:
Função técnica => Actividade relacionada com a produção de bens e serviços.
Função comercial => Actividade relacionada com a compra e venda de produtos.
Função financeira => Actividade relacionada com a obtenção e aplicação de capitais.
Função de segurança => Actividade relacionada com a protecção dos bens, propriedades e pessoas que trabalham na empresa.
Função de contabilidade => Actividade que envolve o registo, cálculos de custos/lucros, Balanços, Inventários, Estatísticas…
Função administrativa => Actividade que se refere a coordenação de todas as outras funções.
Fayol considera que todas as funções descritas são interdependentes e fundamentais para o funcionamento de uma empresa mas vai dar importância à uma actividade em especial, a administrativa. A profissão de administrador surge, assim, como uma necessidade das organizações a medida que estas vão aumentando.
As funções básicas administrativas são:
Previsão => Implica uma avaliação do futuro da empresa no sentido de se atingirem os objectivos.
Organização => Vai mobilizar os recursos, materiais e humanos necessários a execução dos planos da empresa. É necessário organizar matérias-primas, mão-de-obra, capitais.
Comando => Tem o objectivo de dirigir os trabalhadores.
Coordenação => Tem por objectivo de assegurar que os recursos e actividades da organização são os mais adequados para atingir os objectivos definidos.