Teoria burocrática
Abordagem clássica:
A abordagem clássica se divide em: Teoria Clássica (Henry Fayol 1863-1947) dando foco á estrutura, dividindo a organização em cinco funções (técnica, comercial financeira, de segurança contábil e administrativa) e Administração Científica (Frederick Winslow Taylor 1856-1915)tendo foco a estrutura, se preocupando com a Organização Racional do Trabalho que por meio de trabalho e estudo dos tempos e movimentos,do estudo da fadiga humana, padronização dos métodos e da especialização do trabalho buscava as condições que permitissem ao operário produzir com o Maximo de eficiência.
Ambos partiram de pontos parecidos com a preocupação de aumentar a eficiência dentro da Organização, seus postulados dominaram aproximadamente as quatro primeiras décadas do século xx no administrativo das organizações.
Devido as conseqüências geradas pela revolução industrial, crescimento acelerado e desorganizado das empresas exigindo uma substituição de empirismo e da imprevisão, a necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações no sentido de obter um maior rendimento possível de recursos, devido a essas conseqüências se deu a origem a abordagem clássica.
Teoria da burocracia
Iniciou-se os estudos inspirados em Max Weber (1864 – 1920 ), nascido na Alemanha, sociólogo, alemão, pertencia a um nível social elevado, sua família era rica e bem sucedida, sendo que suas obras mais importantes foram a ética protestante e o Espírito do capitalismo.
Tem como origem o antagonismo existente entre a teoria Clássica e a teoria das relações humanas, sendo que o significado da palavra burocracia significa “bureau” (francês) + “krátias” ( grego ) ; governo da oficina, escritórios, técnicos.
Max weber – Cronologia (1864 – 1920)
* 1864 Nascimento de Max Weber ; * 1867 É publicado “O Capital livro 1; de Karl Marx; * 1882 Weber inicia estudos universitários em direito, História, Economia e