teoria atomica
O conceito de átomo é muito antigo, e remonta a Grécia antiga, e foi, com o passar dos séculos sofrendo mudanças e reformulações. Para entendermos o conceito atual, vamos repassar o histórico do desenvolvimento da idéia.
a) Modelo Atômico de Demócrito
Em 430 a.c., Demócrito, discípulo de Leucipo, continuando a teoria do seu mestre, desenvolveu a seguinte teoria:
“Que se a matéria fosse dividida em partes cada vez menores, chegaria um momento em que não haveria mais possibilidade de dividi-la. Seria obtida uma partícula extremamente pequena, invisível e indivisível. A essa partícula eles denominaram átomo, que seria único, minúsculo, com um espaço entre dois átomos. Átomo é uma palavra de origem grega, que significa "indivisível"
Esta idéia ficou esquecida até o início do Sec XIX...
b) Modelo Atômico de Dalton
Em 1802, (John) Dalton, na Inglaterra, retomou o antigo conceito dos gregos. Ele imaginou o átomo como uma pequena esfera, com massa definida e propriedades características, desta forma, todas as reações químicas podiam ser explicadas pelo rearranjo de átomos. Ele concebeu a existência de átomos com propriedades físico-químicas diferentes, e desta forma, definiu o elemento químico.
Dalton formalizou seu modelo nos seguintes postulados:
- Que toda matéria é constituída por átomos.
- Que estes são as menores partículas que a constituem; que são indivisíveis e indestrutíveis, e que não podem ser transformados em outros. Que os átomos de diferentes elementos químicos têm massas diferentes e se comportam diferentemente.
- Os átomos de um mesmo elemento químico são idênticos em massa e se comportam igualmente em transformações químicas.
Ele criou, um modelo didático, que consistiam em bolas de madeira de tamanhos e cores diferentes que exemplificavam os diferentes átomos conhecidos na época. Este modelo recebeu a alcunha de “Modelo Bola de Bilhar”.
Conseqüências desta teoria:
Dalton diferiu de Demócrito pela existência de vários