Teores de oxigenio
Deficiência de oxigênio
As baixas concentrações de oxigênio encontradas no interior de espaços fechados, pode ocorrer por diversas razões, dentre as quais podemos citar:
Estarem inertizado;
Pouco ventilados após a desgaseificação;
Reação do oxigênio do ar com alguns tipos de óleos vegetais;
Reação do oxigênio do ar com a estrutura do tanque durante o processo de formação de ferrugem.
Embora os sintomas de deficiência de oxigênio possam ser sentidos tão logo a concentração de oxigênio no ambiente fique menor do que 21%, muitas pessoas somente percebem quando estão demasiadamente fracas para deixar o local. A principal razão disso é que os sintomas de deficiência de oxigênio podem ser facilmente confundidos com o cansaço e desconforto do operador.
Efeitos da deficiência de oxigênio para o organismo humano
Concentrações entre 21% e 12% - desconforto, acelerado do batimento cardíaco, deficiência na coordenação muscular, sonolência(agravando-se proporcionalmente com a redução da concentração de oxigênio);
Concentrações entre 12% e 10% - os problemas registrados no item anterior seguidos de confusão mental;
Concentrações abaixo de 8% - morte em cerca de oito minutos.
Obs: A entrada em espaços(ambiente) com possibilidades de deficiência de oxigênio nunca deve ser permitida sem o uso de equipamentos de proteção respiratória, até que tenham sido completamente ventilados e que os testes com o oxímetro indiquem 21% de concentração de oxigênio em todo o espaço.
Funcionamento do oxímetro
Os analisadores de oxigênio(oxímetros), normalmente são usados para determinar se uma atmosfera, como a existente em um tanque de carga, pode ser completamente inertizada ou segura para a entrada de pessoas. Os tipos de analisadores fixos são usados para monitorar os teores de oxigênio nos condutos de gases de caldeiras e nas redes principais de sistemas de gás inerte.