Teorema de Thales
O real é tido como aquilo que existe fora da mente ou dentro dela também. Então neste caso tanto quanto o sujeito e a realidade ambos estão interligados. Mas de uma forma concreta o sujeto pode sim interferir na realidade, assim como a realidade no sujeito. Um exemplo dessa ocorrencia, e o desmatamento a poluição e varios outras atitudes que o sujeito provoca na sua propia realidade.
A realidade está sujeita ao campo das escolhas, isto é, determinamos parte do que consideramos ser um fato, ato ou uma possibilidade, algo adquirido a partir dos sentidos e do conhecimento adquirido. A verdade (subjetiva) pode, às vezes, estar próxima da realidade, mas depende das situações, contextos, das premissas de pensamento, tendo de criar dúvidas reflexivas. Às vezes, aquilo o que observamos está preso a escolhas que são mais um conjunto denormas do que evidências. O mundo é um conjunto de fatos definidos, que existem independentemente da percepção humana. A realidade pode ser perfeitamente apreendida pelas percepções e, desde que se saiba proceder por métodos rigorosos e bem definidos, poder-se-á estender este conhecimento tão longe quanto se queira.
Obeservando a imagem podemos ver a interferencia do sujeito na realidade. Podemos ver que a realidade em sim precisa do sujeito, mas precisa que ele cuide dela, e não a maltrate. O sujeito, prejudica o local de vida o seu ambiente, sem pensar nas consequencias que pode se obter praticando aquele ato. O desmatamento é o mais agressivo, pois através do desmatamento se leva a uma cadeia de eventos negativos do ciclo hidrológico entre eles o desequilíbrio climático e consequentemente as alterações pluviais. Com isso prejudica não so o homem , mas todos os seres vivos pertencente deste planeta.
Se estes eventos catastroficos não obtever fim, não saberemos o que será de nossa futura geração, ou se averá uma. Esta e nossa realidade, a realidade que o sujeito em sim projetou, mas isso pode mudar nos somos a