Pequenas notas de filosofia
• A Filosofia nasce em 578 a. c., segundo o entendimento geral, na Grécia;
• KARL JASPERS: a construção do vínculo da História Universal parece passar pelo século V a.C., no meio de um processo espiritual ocorrido entre 800 e 200 a.C. que viu CONFÚCIO, LAO-TSE na China, os UPANISHADS e BUDA na Índia, ZARATUSTRA na Pérsia, os Profetas do Velho Testamento na Palestina, HOMERO, os FILÓSOFOS e as TRAGÉDIAS na Grécia;
• A Filosofia, entendida como sendo um fenômeno ocidental, nasce na Grécia. Entre os motivos que explicam a razão do nascimento da filosofia naquela específica região, destacam-se:
a) Atividade comercial grega;
b) Precisão do idioma grego;
c) A criação da democracia e o do livre pensar;
d) Herança grega: espírito desbravador dos povos minóicos; geometria dos egípcios; a Astrologia e o calendário da Ásia Menor.
Todos esses aspectos funcionavam como alimento para o pensamento, suscitando dúvidas, especulações e vontade de saber.
• Thales pode ser considerado o “fundador da Filosofia”. Foi o primeiro ser humano a receber a denominação de sábio que se conhece. Ele era político, matemático, astrônomo e pensador no tribulado porto de Mileto. A ele é creditado o fato de ter previsto com exatidão a eclipse solar de 585 a.C. Ele não estava interessado em mito, mas sim em conhecimento do mundo e das estrelas. Ele era um pensador prático. O QUE HÁ DE ÚNICO SOBRE UM GREGO COMO THALES ERA QUE ELE TENTAVA DISTINGUIR CIÊNCIA DE MAGIA, E OUSAVA PENSAR O MUNDO SEM PENSAR EM DEUS EM PRIMEIRO LUGAR.
• A filosofia grega pode ser dividida em dois períodos: os anteriores a Sócrates e os que vieram após ele. Aos primeiros, denominam-se PRÉ-SOCRÁTICOS e aos segundos SOCRÁTICOS. Antes mesmos dos pré-socráticos, a preocupação era com a magia e com os mitos. Com eles, o foco volta-se para a compreensão do mundo físico. Por último, com Sócrates, o foco passa a ser o próprio homem.
•