Trabalho Optica
RESUMO
O trabalho tem objetivo de demonstrar que podemos calcular a altura de um determinado objeto ou simplesmente o comprimento de sua sombra, através da relação das alturas e das sombras do mesmo e de um outro objeto.
Realizamos um experimento de forma pratica, em que foram utilizadas duas varetas e uma trena, onde que, com a medida da altura da vareta menor e com a medida das sombras das duas conseguimos calcular a altura da vareta maior, que poderia ser um suposto prédio, poste ou uma arvore.
Com esse experimento podemos concluir que para determinada situação, não é preciso o esforço de medição para alturas extremas, e sim realizar os cálculos através da lei da pirâmide de Quéops de Tales de Mileto, essa podendo ser empregada em diversas áreas.
SUMARIO
Introdução Teórica 1
Objetivo 2
Metodologia 3
Resultados 4
Conclusão 5
Bibliografia 6
INTRODUÇÃO TEÓRICA
THALES DE MILETO
Thales de Mileto foi o primeiro matemático grego, nascido por volta do ano 624 e falecido em 556 a.c., nasceu em Mileto, antiga colônia grega na Ásia Menor, atual Turquia.
Atribui-se a Tales diversas descobertas matemáticas. Além de estudar a geometria do círculo e do triângulo isósceles, Tales demonstrou o cálculo da altura de uma pirâmide, baseado no comprimento de sua sombra.
Segundo o historiador Heródoto, Tales previu a ocorrência de um eclipse solar no dia 28 de maio de 585 a.C. Aristóteles chegou a considerar este o momento do nascimento da filosofia
Tales observou que, num mesmo instante, a razão entre a altura de um objeto e o cumprimento da sombra que esse objeto projetava no chão era sempre a mesma para quaisquer objetos. Como os raios de Sol podem ser considerados paralelos, as medidas das sombras são proporcionais às das alturas que as determinam
Numa representação mais simples: Obs: Thales para ser rigoroso, deveria ter dito para adicionar à sombra da pirâmide metade do lado