Teorema de pitágoras
Neste trabalho,você irá conhecer um pouco mais do Filósofo Pitágoras de Samos, terá vivido entre 580 e 500 a.C. na ilha grega de Samos. Supõe-se ter sido um místico, um cientista e um estadista aristocrático. Partidário da metempsicose, professava moral elevada e obrigava os seus discípulos a viver austeramente. No campo das ciências foi responsável por importantes desenvolvimentos em matemática e astronomia.
Estudou sob a orientação de Thales de Mileto e, a conselho deste, desde 560 a.C. terá empreendido várias viagens entre o Egipto e a Mesopotânia, onde estudou geometria com os sacerdotes eruditos daquele país, cujo saber havia fascinado Thales e onde se pensa que viria a ter contacto com o Método da "Corda de 13 Nós". Mais o que nós não sabíamos,é que isso é só o começo da grande história de Pitágoras!
Desenvolvimento
Pitágoras, um dos maiores filósofos da Europa antiga, era filho de um gravador, Mnesarco. Nasceu cerca de 580 anos a.c., em Samos, uma ilha do mar Egeu, ou, segundo alguns, em Sidon, na Fenícia. Muito pouco se sabe sobre a sua juventude, a não ser que conquistou prémios nos Jogos Olímpicos. Chegando à idade adulta e não se sentindo satisfeito com os conhecimentos adquiridos em sua terra, deixou a ilha onde vivia e passou muitos anos a viajar, visitando a maioria dos grandes centros da sabedoria. A história conta a sua peregrinação em busca de conhecimentos, que se estenderam ao Egipto, Indostão, Pérsia, Creta e Palestina, e como adquiriu em cada país novas informações, conseguiu familiarizar-se com a Sabedoria Esotérica, assim como os conhecimentos exotéricos neles disponíveis.
Voltou, com a mente repleta de conhecimentos e a capacidade de julgamento amadurecida, à sua terra, onde tencionava abrir uma escola para divulgar os seus conhecimentos, o que, porém, se mostrou impraticável, devido à oposição do turbulento tirano Policrates, que governava a ilha. Em vista do fracasso de uma tentativa migrou para Crotona, importante