Teorema de Bolzano
Departamento de Sistemas e Computação
Disciplina: Cálculo Numérico
Profs.: Bruno C. da Nóbrega Queiroz José Eustáquio Rangel de Queiroz Marcelo Alves de Barros
MÓDULO IV – Resolução Numérica de Equações
DATA DE ENTREGA: 13/08/2007
Matrícula
Nome
Nota
Matrícula
Nome
Obs.: As questões deste exercício, a ser realizado em duplas, deverão ser solucionadas conforme seu enunciados e entregues na data supramencionada.
1) Determinar uma aproximação de com pelo menos 5 casas decimais significativas a partir do método da bissecção. Estimar este valor com uma precisão superior a 0,01.
2) A velocidade de ascensão de um foguete em vôo vertical próximo à superfície terrestre (v) pode ser aproximada pela seguinte expressão:
na qual: u - velocidade de exaustão relativa ao foguete; M0 - massa do foguete ao ser lançado; c - taxa de consume de combustível; g - aceleração gravitacional; e t - tempo (medido a partir do lançamento).
Considerando u = 200 m/s, m0 = 1600 Kg, g = 9.8 m/s2 e q = 27 Kg/s, determinar o instante em que v=100 m/s. Empregar o método da bissecção para determinar uma raiz aproximada para a equação, com intervalo inicial [6, 8] e tolerância de 0,8%. Explicite o erro relativo associado a cada iteração.
3) Seja a função :
(a) Determinar o intervalo que contém a menor raiz positiva de f(x) (graficamente ou aritmeticamente, utilizando o Teorema de Bolzano);
(b) Partindo desse intervalo, utilizar o método da bissecção para determinar o valor dessa raiz após 8 iterações; e
(c) Explicitar o erro relativo associado.
4) Um cabo telefônico suspenso entre dois postes tem um peso de quilogramas-força por metro linear. Considerando que a tensão (T) na metade do cabo é obtida a partir resolução da seguinte equação:
na qual: S é o comprimento do cabo e L é a distância entre os postes,
utilizar o método da bissecção para