TEOR DE ÁCIDO ASCÓRBICO EM FRUTOS DE ACEROLA COMERCIALIZADOS EM BANDEIRANTES - PARANÁ

1495 palavras 6 páginas
TEOR DE ÁCIDO ASCÓRBICO EM FRUTOS DE ACEROLA COMERCIALIZADOS EM BANDEIRANTES - PARANÁ

Letícia R. Figueiredo1, Luís G. Sachs2

Resumo
O presente trabalho teve como objetivo determinar o teor de ácido ascórbico em frutos frescos de acerola Malpighia spp. comercializados em mercados, mercearias e feiras livres em Bandeirantes no estado do Paraná, e correlacionar o teor de ácido ascórbico com a acidez titulável (AT), Sólidos Solúveis Totais (SST) em ºBrix e com a razão SST/AT (Ratio). Foram utilizadas 33 amostras (em triplicatas) de frutos coletadas entre outubro de 2011 e março de 2012. O teor de ácido ascórbico na polpa dos frutos variou de 631 a 2047mg por 100g de polpa. Observou-se haver correlação positiva entre o teor de ácido ascórbico com a acidez titulável expressa em ácido málico e correlação negativa com a relação entre a razão SST/AT (ratio). Não foi observada correlação entre o teor de ácido ascórbico e os sólidos solúveis totais.
Palavras chave: Vitamina “C”, acidez titulável, Malpighia spp.

Introdução
A acerola ou cereja das Antilhas, fruto da Malpighia spp., tem origem na América Tropical e pertence à família Malpighiaceae.
A aceroleira pode ser descrita como um arbusto de tamanho médio e de copa compacta. Suas flores são hermafroditas, dispostas em pequenos cachos. Os frutos são do tipo drupa tri-pirenóide com epicarpo fino, mesocarpo de células grandes e suculentas e endocarpo constituído de três caroços alongados e lignificados. O peso dos frutos pode variar de 3 g a 16 g. O ácido málico influi no aroma dos frutos, conferindo-lhes uma fragrância semelhante ao da maçã. As sementes são pequenas, monoembriônicas, exalbuminadas e com porcentagem de germinação baixa (Ritzinger et al., 2003).
O fruto da aceroleira é muito conhecido por seu elevado teor de vitamina C (ácido ascórbico e dehidroascórbico), podendo apresentar, segundo Ritzinger et al., (2003) entre 1000 e 3000 mg de ácido ascórbico por 100g de polpa. É notória sua riqueza em

Relacionados