teor de plasticidade
Curso de Engenharia Civil
Disciplina: Materiais de Construção I Período: 6º Turno: Noturno
Aluno: Alessandra Melo, Leandro, Luma Lais, Marcia Rodrigues, Patrik Hernani Roberto Medeiro, Rodrigo Vasconcelos.
Relatório
O concreto apresenta dois estados no processo de aplicação: o fresco e o endurecido. A qualidade final de uma estrutura de concreto depende do controle de suas propriedades em ambos estados, mas o controle do concreto fresco é indispensável, pois este é fundamental à execução das estruturas e às propriedades da estrutura de concreto endurecido.
O principal ensaio realizado no concreto fresco é o Slump-Test ou Ensaio de Abatimento do Tronco de Cone, que mede a consistência e a fluidez do material, permitindo que se controle a uniformidade do concreto. Se a dosagem foi realizada da forma correta, a constância do abatimento vai indicar a uniformidade da trabalhabilidade.
Considerando as especificações dos concretos utilizados na construção civil o Slump-Test é muito útil para o controle da qualidade do concreto no estado fresco. No entanto, é preciso ter a garantia que o concreto foi dosado adequadamente e que a trabalhabilidade foi verificada durante o seu preparo. Determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone NM 67, moldagem e cura de corpos de prova de concreto NBR 573 e resistência à compressão de corpos de prova cilíndricos de concreto NBR 5739.
Materiais utilizados.
Balança com resolução de 0,1 g e carga mínima de 1000g;
Betoneira de 15; um soquete de concreto,
6 formas cilíndricas 100 x 200 mm, uma espátula,
Um molde de tronco de cone, uma concha de concreto.
Prensa informatizada da marca Contenco (Pavitest)
Traço unitário: 1: 2,4: 2,38, x= 0,51 fcck=20Mpa no 28 dia
Quantidades reais de materiais:
5 kg de cimento C PII F32 Montes Claros
12 kg de areia lavada média seca
11,9Kg de brita 1
2,55 l de água
Quando o concreto