Teor da umidade
TÉCNICA BÁSICA DE LABORATÓRIO
Título da Experiência: Determinação do teor de umidade no sal de cozinha.
Data de Realização da Experiência: 07 de Fevereiro de 2013
Curso: Química
Componentes do Grupo
Nome Andrey n° Alisson n° Mateus n° Daiane n° Tabata n° Erika n°
Objetivo:
Determinar a quantidade e a porcentagem de água presente na amostra Sal de cozinha NaCl.
Resumo:
Na experiencia com sal de cozinha Nacl,ápos a montagem dos equipamentos e pesagem dos utensilios e reagentes ainda umidos,utilizamos o bico busen para aquecer o amofariz dentro obtinha banho areia no seu centro estava cadinho com 2g sal de cozinha, deixando aquecer no temperatura media 150°c a 161°c por 40 minutos,apos este tempo a umidade do sal foi retida com aquecimento assim obtendo um sal sem umidade para que podessemos obter outros valores pesagem.
Introdução Teórica
Uma enorme variedade de substâncias sólidas encontradas na natureza contém água. Os materiais sólidos podem conter água quimicamente ligada ou como contaminante proveniente da atmosfera ou da solução em que a substância se formou. Em todos os casos, a água participa da composição da amostra. Essa composição pode ser afetada que pelo tratamento que a amostra foi submetida antes da análise química e pelas condições ambientes, uma vez que o teor de água pode variar de acordo com o estado de divisão do material, da umidade e da temperatura.
Para quantificar o teor de água, a amostra é submetida à ação do calor para a eliminação da água e depois é comparado o peso da amostra antes e depois da secagem, obtendo-se a massa de água originalmente presente na diferença. A eliminação de água por dessecação ocorre a temperaturas variáveis, ou seja,