Teologia
CONSTRUINDO VALORES NA SOCIEDADE
INTRODUÇÃO.
Vivemos numa sociedade considerada pluralista (múltipla), onde é fundamental que existam valores éticos bem definidos para nortearem a conduta dos cristãos, de maneira que possam absorver um modelo de vida alternativo à sua sociedade.
No meio em que os Evangélicos vivem, existem diferentes propostas éticas, algumas elaboradas conscientemente outras não. Porém todas querendo ser aprovadas por eles, reivindicando serem bíblicas.
No entanto é necessário deixar bem claro que: nem todas as alternativas bíblicas empregadas por eles são realmente bíblicas; mesmo as cristãs. Por isso é preciso avaliar filosoficamente e teologicamente as propostas éticas existentes, a fim de não laborarmos no erro.
Entender o que é certo e o que é errado, num mundo em que estão investidos os valores morais gravados por Deus na consciência do ser humano e ao mesmo tempo exarados no livro do Senhor, não é tarefa fácil.
Graças a Deus possuímos o maior e melhor referencial ético que o mundo já conheceu: “A PALAVRA DE DEUS”. Ela é lâmpada e luz divina, tanto para o nosso ser interior com para o nosso viver exterior.
I-CONCEITO DE ÉTICA
A Filosofia possui em seu abrangente campo de estudo, cinco elementos de suma importância para sua finalidade que estão dispostos da seguinte maneira.
• Lógica.
• Gnosiologia
• Estética.
• Metafísica.
• Ética.
Lógica: É a ciência das leis do pensamento e a arte de aplicá-las corretamente para pesquisa e para demonstração da verdade.
A lógica filosófica é diferente da lógica espontânea e empírica, pois a primeira leva o individuo a justificar o pensamento que define aquilo que deve ser.
A segunda apresenta apenas uma aptidão inata do espírito sem ser capaz de justificar racionalmente as regras do pensamento exato.
Gnosiologia: è a disciplina que estuda a possibilidade, a origem, o limite, a