Tensão de CO2 no ar
CURSO: Ciências Biológicas __________ Turma: A ___ DATA: ________
DISCIPLINA: Bioquímica _________________________________________ TÍTULO DA AULA: Tensão do Dióxido de Carbono no Ar Alveolar
INTRODUÇÃO:
Quando uma solução de bicarbonato é exposta ao ar contendo dióxido de carbono, atingindo o equilíbrio, o pH, a tensão de dióxido de carbono e a concentração de bicarbonato de sódio estão relacionadas através da equação de Henderson-Hasselbalch.
OBJETIVOS:
Verificar a tensão do dióxido de carbono no ar alveolar.
MATERIAL E MÉTODOS:
1 estante para 5 tubos de ensaio, 5 pipetas graduadas uma para cada tubo de ensaio colocando 2,5 mL de tampão fosfato com auxilio de 1 pompete, 1 gota do indicador vermelho de fenol em cada tubo; 1 erlenmeyer colocamos 10 mL de bicarbonato de sódio e 3 gotas do indicador vermelho de fenol, com uma pipeta de 5 mL assopramos na solução forçando a entrada de ar expirado até que a solução mudasse de cor, e comparamos a cor em relação as soluções dos tubos de ensaio.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com a mistura de 2,5mL de tampão fosfato com 1 gota do indicador vermelho de fenol, a cor das substancias em cada tubo de ensaio vario conforme o numero do pH, ficando assim: pH 7,0 cor amarelo, pH 7,2 cor amarelo bem forte, pH 7,4 cor levemente alaranjado, pH 7,6 cor alaranjado forte, pH 7,8 cor alaranjado bem mais forte que anterior ficando quase vermelho.
Já com a mistura de 10mL de bicarbonato de sódio e 3 gotas do indicador vermelho de fenol num erlenmeyer, a coloração ficou rosa pink, depois assopramos as substancias e quando atingiu o equilíbrio a coloração mudou para vermelho. Assim a coloração do erlenmeyer ficou mais próxima da coloração do tubo de ensaio com pH 7,8.
O pH abaixa e fica mais ácido.
Problema
1) 7,8 = 6,1 + log 24,0 ÷ [CO2] 7,8 = 6,1 + log 24 – log [CO2] 7,8 = 6,1 + 1,38 – log [CO2] log [CO2] = 6,1 + 1,38 – 7,8 = - 0,32 inverso de log [CO2] log – 0,32 = 0,47