Tenorrafia
E
CUIDADOS DE ENFERMAGEM
Aluna:Priscila Souza
Prof°:Rulio
CENTRO CIRÚRGICO
Abordagem
O que é tenorrafia?
É um processo cirúrgico de reparação por sutura. Consiste basicamente na sutura do tendão rompido ou seccionado.
O principio básico do tratamento cirúrgico é a restauração durável da continuidade do tendão rompido,proporcionando a restauração da função muscular, restabelecendo a continuidade anatômica.
INDICAÇÃO :
INDICA-SE EM CASOS DE RUPTURAS E/OU DESLIGAMENTOS DOS TENDÕES (lesões tendineas )
A cirurgia se faz necessária quando o tendão é responsável por um movimento importante do membro afetado e consiste no reparo da lesão. .
TENDÃO:Um tendão é uma fita ou cordão fibroso, formado por tecido conjuntivo, que conecta o músculo ao osso .Ele é responsável pela transferência de força entre os dois gerando o movimento da articulação.
O procedimento cirúrgico de tenorrafia pode ser utilizado em toda área tendinosa do corpo humano, ressalvo casos que são realizados tratamentos convencionais , sem intervenção cirúrgicas .
Tenorrafia do tendão do calcâneo (Aquiles)
Tenorrafia do flexor ulnar do carpo
(Mão e Punho)
TIPO DE ANESTESIA
Em geral, os pacientes com traumatismos agudos no membro chegam ao Pronto-Socorro com o estômago cheio, sendo este um dos motivos pelos quais se priorizam as anestesias locais e loco-regionais. A anestesia geral é indicada para casos em que se necessita operar em outra área concomitantemente, como no caso de retalhos a distância. Também em crianças ou em pacientes psiquiátricos, a indicação é de anestesia geral.
A anestesia geral pode ser aplicada por via venosa, inalatória ou ambas.
Anestesia Regional: Através da administração de medicamentos obtemos anestesia de apenas algumas áreas do corpo, como por exemplo:
-Anestesia Raquidiana: realizada com anestesia local, nas costas. O paciente fica com os membros inferiores e parte do abdomen completamente