Banco de dados
Um banco de dados é um conjunto de informações relacionadas a um determinado assunto ou finalidade, como controle dos pedidos dos clientes ou manutenção de uma coleção musical. Se o seu banco de dados não está armazenado em um computador, ou se somente partes dele está, você pode estar controlando informações de uma variedade de fontes, tendo que coordená-las e organizá-las você mesmo. Um conjunto de nomes ou um conjunto de números são exemplos de bancos de dados.
O que é um Banco de Dados Relacional?
Banco de dados relacional é aquele que permite fazer relações entre os seus dados.
Assim, uma agenda telefônica é um banco de dados relacional, pois permite relacionar a cada nome um telefone e um endereço.
É importante notar que, sendo um banco de dados um conjunto de dados, ele é algo abstrato. O Access é apenas um software que permite a implementação e o gerenciamento de um banco de dados com o uso do computador.
Campo e Registro
No exemplo da agenda telefônica diz-se que cada nome, telefone ou endereço é um campo, ao passo que cada conjunto de nome, seu respectivo telefone e endereço formam um registro.
Esquematicamente temos:
PLANEJAMENTO DE UM BANCO DE DADOS
Como foi dito antes, um banco de dados é um conjunto de informações relacionadas a um determinado assunto ou finalidade e o Access é apenas a ferramenta para implementar e gerenciar o banco de dados via computador. Logo, muito mais importante do que dominar os recursos oferecidos pelo software é entender como os dados se relacionam e o que é esperado do sistema.
Por isso, antes de sentar-se na frente do micro e começar a digitar, gaste um pouco de tempo planejando o que será feito.
Aqui vão algumas dicas de planejamento:
Determine as suas necessidades: um banco de dados é estruturado para responder à algumas perguntas e geralmente só poderá responder a elas. Se futuramente for necessário adaptar o banco de dados, o trabalho será grande. Por isso, tente