Tendências pedagógicas na prática escolar
CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO
PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL
SHIRLEY KARLA ALENCAR DA COSTA
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: DISLEXIA E DISCALCULIA
MOSSORÓ
2012
SHIRLEY KARLA ALENCAR DA COSTA
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: DISLEXIA E DISCALCULIA
Trabalho apresentado à disciplina Aspectos Neurológicos e Fonaudiológico, do curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional, da Faculdade Integrada de Patos, como requisito para obtenção de uma nota.
PROFESSOR: Dr. Dauri Lima do Nascimento.
MOSSORÓ
2012
1 INTRODUÇÃO
Pensar na Educação Brasileira nem sempre é sinal de sucessos e aprovações, na maioria das vezes nos deparamos com problemas que deixam os alunos paralisados frente ao processo de aprendizagem. As dificuldades podem advir de diversos fatores e é importante que sejam descobertas a fim de auxiliar no processo educativo, observando se estão associadas à preguiça, o sono, o cansaço, a agitação, a tristeza, dentre outros considerados fatores que também desmotivam o aprendizado. Reconhecendo a importância de se discutir acerca das Dificuldades de Aprendizagem referentes à leitura, escrita e o raciocínio-matemático, objetiva através deste, apresentar o conceito e alguns tipos de Dificuldades de Aprendizagem e o Papel do Professor.
2 DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: DISLEXIA E DISCALCULIA
Dificuldade de Aprendizagem segundo National Joint Comitee for Learningn Desabilities (NJCLD) é a denominação genérica que se manifesta nos indivíduos de uma forma diferente em dificuldades significativas ao adquirir e usar as capacidades de ouvir, falar, ler, escrever, ter raciocínio lógico-matemático. Esses transtornos são intrínsecos ao indivíduo, supõe que se devem a uma disfunção do Sistema Nervoso Central (SNC) e podem dar-se ao longo da vida. Daí a importância da Ciência Neurológica que vai ver as lacunas da criança que apresentam essas