Tendências em engenharia de software
Computação em nuvem:
Computação em nuvem (cloud computing) é uma tecnologia que permite acesso remoto a programas (softwares), arquivos (documentos, músicas, jogos, fotos, vídeos) e serviços por meio da internet.
Digamos que você tenha que entregar um trabalho de escola e você esqueceu-se de imprimi-lo. Como resolver uma situação como esta? Simples, através do computador da escola com acesso a internet, você pode acessar seus arquivos pessoais e imprimir o trabalho. Isto porque com a computação em nuvem os seus dados não estão confinados em um disco rígido de seu computador, eles estão disponíveis na web. Como por exemplo, o Google Docs, onde você pode criar documentos e armazená-los on-line.
O que muitas pessoas não sabem é que, esta tecnologia já vem sendo usada a um bom tempo. Usuários que possuem uma conta de e-mail como, por exemplo no Hotmail, podem acessar seus e-mails em qualquer lugar. Ou seja, não precisam do programa Outlook Express, para poder ler e-mails, simplesmente precisam se logar numa conta de e-mail pela web, em qualquer computador conectado a internet. Não existe um software do Hotmail instalado no computador, ele é acessado pela Web, ou seja, está na nuvem. Porque nuvem? A nuvem é um símbolo muitas vezes usado para representar a internet em diagramas e fluxogramas, portanto o termo foi utilizado para representar a internet.
Os principais fornecedores deste tipo de tecnologia são Microsoft, Salesforce, Skytap, HP, IBM, Amazon e Google. Os clientes da computação em nuvem para ter acesso a serviços completos precisam pagar pelos recursos que utilizam. Muitos acham esta tecnologia uma boa forma de economizar dinheiro com hardware, software e serviços, principalmente as empresas. Grandes organizações, ao utilizar a computação em nuvem, não precisam comprar, por exemplo, um conjunto de softwares ou licenças de software para cada funcionário. Em vez disso, contrataria um serviço de computação em nuvem e