Engenharia de software realidade
Engenharia de software realidade, tendência ou utopia?
FACULDADE FLAMINGO
2014
Engenharia de software realidade, tendência ou utopia?
Para o mercado competitivo que estamos é crucial para uma empresa o uso da engenharia de software, somos cobrados constantemente sobre o prazo de entrega, produtividade das pessoas, a qualidade do hardware, e seus custos.Através da engenharia de software temos três etapas fundamentais: Métodos onde temos um detalhamento para poder construir um software desde um planejamento até a manutenção, Ferramentas por onde podemos dar um suporte automatizado aos métodos, Procedimentos onde nos permite executar os métodos assegurando o cumprimento dos processos, essas etapas são conhecidas como ciclos de vidas de software, temos 4 ciclos de vida mais usados o Clássico, Espiral, e o de 4ª geração.
O ciclo clássico é um dos mais utilizados da engenharia de SW, que requer mais revisão ao modo de repetir várias vezes alguns processos.
O ciclo prototipação onde temos uma ideia de como o nosso software vai ficar, facilitando o entendimento e a entrega do produto final ao cliente.
O ciclo espiral é um modelo novo não muito usado, com ele você trabalha com a entrega em partes diminuindo os riscos, podemos dividir o projeto em blocos entregamos em partes ou módulos.
Já o ciclo de 4ª geração na criação do SW, facilita a vida do programador com as IDE onde podemos criar programas através da programação orientado a objeto, não precisamos codificar muitas coisas do nosso programa.
Olhando no contesto geral a engenharia de software pode ser dividida em definição, desenvolvimento e manutenção.
A engenharia de software hoje em dia é uma pura realidade nas organizações ajudando a melhorar o desempenho aliada com melhorias técnicas, acredito que a cada dia a engenharia de software vai se tornando uma realidade em várias empresas e vai se tornando uma tendência para a empresa que adota essas medidas e se diferencia com os seus