A Pedagogia no Brasil e o Pedagogo no Cenário Atual
No tempo da Grécia Antiga os escravos conduziam as crianças ao local de estudo, receber coleções dos seus preceptores, não tendo a ele função instruir.
Mas teve uma alteração em Roma, A dominação romana sobre os gregos, quando escravos pedagogos além de induzir passou a ter funções de preceptor, como observar na sala a disciplina dos alunos.
Hoje, a pedagogia moderna não se afastou muito de sua origem, pois está vinculada ao ato do saber, “conduzir” alguém conhecimento.
A Pedagogia se preocupa com fundamentos “para quem”, “o que”, “o quando”, “o porquê” e “o como” ensinar, usando métodos da educação como base leis que reagem o desenvolvimento psicofisiológico do indivíduo e fatores sociais influem em sua função.
No Brasil, desde 1931, o Governo Federal tinha preocupação de organizar uma Faculdade para uma docência, ou magistério, e somente em 1939 houve essa organização da Faculdade Nacional de Filosofia.
A lei nº 452 de 1937 determina a instalação da Faculdade Nacional de Filosofia, Ciências e Letras.
AS leis foram surgindo, duraram 23 anos e davam direito ao licenciado lecionar nas Escolas Normais que formavam professores para atual.
Os professores, hoje em sala, sendo também contratados por empresas as áreas de RH, hoje em pleno crescimento, seja orientador, selecionador, administrando no treinamento no âmbito das empresas.
Campo de trabalho pedagogo, segundo levantamento do C.I.E.F:
- Áreas que utilizam recursos humanos, pedagogos com graduação em psicologia.
- Clínicas psicológicas e psiquiatria.
- Instituições que realizam pesquisas educacionais.
-Escritórios de assessoria pedagógica-educacional.
- Educação de jovens e adultos EJA
- Atividades comunitárias
- Saúde pública (educação sanitária)
- Promoção Social.
- Indústrias de artefatos e brinquedos.
Diante de tudo isso a escola e o educador precisarão repensar seu novo papel, pois através deste novo educador-pedagogo teremos novas