Tendão
Os tendões, pela sua constituição especializada, são estruturas bastante resistentes que raramente se rompem durante uma atividade física normal. Para ocorrer uma ruptura tendinosa é necessário que o tendão esteja submetido a uma força de tensão exagerada ou, a um contra golpe durante uma atividade esportiva ou, que ele esteja previamente fragilizado por algum outro motivo como micro traumatismos de repetição, doenças localizadas etc.
Quando os tendões ficam doloridos, é porque alguns destes fiozinhos (nervos) vão rompendo e ficam machucados. Como os tendões são pouco irrigados e recebem pouca oxigenação, a regeneração espontânea é muito lenta. A cirurgia é feita para limpar, religar e acelerar a regeneração destes nervos rompidos. Se o número de nervos rompidos é muito grande, cirurgia e posterior recuperação são muito mais difíceis. No meu tendão, havia poucos nervos rompidos, então a recuperação será mais fácil. Vou ficar umas tres ou quatro semanas sem poder colocar o pé no chão.
Tendão
Um tendão é uma fita ou cordão fibroso, formado por tecido conjuntivo, graças ao qual os músculos se inserem nos ossos ou nos outros órgãos.
Os tendões são estruturas fibrosas, com a função de manter o equilíbrio estático e dinâmico do corpo, através da transmissão do exercício muscular aos ossos e articulações.
Os tendões dos músculos podem ser longos, quer a origem dos mesmos, assim como a inserção podem estar separadas/passar por muitas articulações.
O conjunto do esforço de diversos grupos de músculos produz movimentos de flexão, extensão, rotação, abdução, adução e circundação.
Estas estruturas possuem capacidade de regeneração, o que nos auxilia muito no tratamento das afecções do mesmo.
Esta regeneração se dá pela proliferação de células do tecido conjuntivo que os envolve.
Ruptura do tendão de Aquiles
Definição
A ruptura do tendão de Aquiles é um ferimento que afeta a