ruptura do tendão patelar
•
O que é patela?
- A patela é um osso tipo sesamóide, grosso, que se articula com o fêmur e cobre e protege a superfície articular anterior da articulação do joelho. Sendo desenvolvido em um tendão seu centro de ossificação. Possui um formato triangular, é localizado na frente do joelho protegendo a articulação .
•
O que é o tendão patelar?
O tendão patelar, que também pode ser chamado de ligamento patelar (ou ligamento da patela, que é o nome atual aceito pelos anatomistas) é a estrutura do joelho que liga a patela à tíbia. Faz parte do que é chamado mecanismo extensor do joelho, juntamente com o músculo anterior da coxa (quadríceps) e seu tendão e a própria patela. Com a contração do quadríceps, e com a integridade de todas essas estruturas, ocorre a extensão da perna.
•
Ruptura do tendão patelar:
Porque ocorre a ruptura do tendão patelar?
As causas mais comuns de lesões do ligamento patelar são os processos inflamatórios de natureza traumática, por submetê-lo a esforços excessivos ou intensamente repetitivos que, por vezes, podem ocasionar rupturas do tendão. As rupturas do tendão patelar são facilitadas pela associação com degenerações, microtraumas repetitivos e exagero das cargas impostas ao joelho. Algumas enfermidades sistêmicas como diabetes mellitus, insuficiência renal crônica, artrite reumatoide e lúpus eritematoso sistêmicofavorecem essas rupturas, bem como podem acontecer também nas pessoas que tenham feito múltiplas infiltrações de corticosteroides, nos usuários de esteroides anabolizantes e corticosteroides. Quais são os principais sinais e sintomas das lesões do ligamento patelar?
Os principais sinais e sintomas dependem da natureza das lesões do ligamento patelar.
Assim, podemos ter:
Tendinite: dor intensa no joelho, dor ao andar, correr ou saltar, sensibilidade aumentada em torno do tendão, hematomas na região do joelho e dificuldades em dobrar e esticar a perna. Rotura do