sistema respiratório
O que é tendinopatia patelar
A tendinite patelar é um tipo de lesão também conhecida como "jumper´s knee" ou "joelho de saltador", pois o maior número de casos ocorre em atletas que praticam esportes com saltos. No entanto, esforços repetitivos e com sobrecargas também danificam a região e podem promover o aparecimento da tendinopatia patelar.
Tendinite e o basquete
Os fatores biomecânicos, como: picos de tensão durante o impulso e aterrissagem, ângulos de flexão do joelho, eixo anatômico e os momentos em valgo do joelho, também podem promover o aparecimento de micro a macro- rupturas do ligamento patelar.
Marcelo Huertas foi poupado devido a uma tendinite no joelho (Foto: Gaspar Nóbrega / CBB)
Fatores que contribuem para esse tipo de lesão
São vários os fatores que contribuem para esse tipo lesão, podem citar:
- esforço repetitivo com sobrecarga (a corrida, saltos e flexão excessiva do joelho- vôlei, futebol, basquete, tênis);
- excesso de dias e horas de treino na semana;
- aumento de peso/elevada massa corporal;
- pouca força e resistência muscular da perna e coxa;
- perna de comprimento diferente.
A inflamação ocorre no tendão patelar, que fica entre a rótula do joelho e a tíbia (o osso da perna). Quando é realizado o impulso para o salto, o músculo contrai-se, exigindo mais força do tendão. O uso exagerado da articulação pode provocar o que chamamos de “estresse do tendão patelar”, desencadeando um processo inflamatório e, dependendo do grau de evolução da tendinite, pode causar, inclusive, o rompimento do tendão.
Como evitar
(Foto: Getty Images)
Como todos os outros problemas decorrentes de exercícios, a prevenção é a principal arma contra essa patologia, e deve englobar:
- Treinamentos em superfícies de menor impacto;
- Exercícios de coordenação;
- Alongamentos para melhorar a flexibilidade