Artigo
Tendinopatia patelar
Patellar tendinopathy
Mário Ferretti
Doutor pelo Departamento de Ortopedia e Traumatologia (DOT) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Médico membro do Centro de Traumatologia do Esporte (CETE) - DOT-UNIFESP.
Pedro Baches Jorge
Médico estagiário em Cirurgia do Joelho do Instituto Cohen de Ortopedia, Reabilitação e Medicina do Esporte.
Camila Cohen Kaleka
Residente de 3º ano do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - Pavilhão Fernandinho Simonsen.
Moisés Cohen
Professor adjunto livre-docente e chefe do CETE-DOT-UNIFESP.
Trabalho realizado no Centro de Traumatologia do Esporte (CETE) do Departamento e Ortopedia e Traumatologia (DOT) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e no Instituto Cohen de Ortopedia, Reabilitação e Medicina do Esporte.
Correspondência:
Prof. dr. Moisés Cohen
Av. Lineu de Paula Machado, 660
Cidade Jardim
CEP 05601-000 - São Paulo - SP
Indexado na Lilacs Virtual sob nº LLXP: S0034-72642009002700014
Unitermos: tendinopatia patelar, tendinose patelar, tendinite patelar, ligamento patelar.
Unterms: patellar tendinopathy, patellar tendinose, patellar tendinitis, patellar ligament.
Numeração de páginas na revista impressa: 62 à 68
Resumo
A tendinopatia do tendão patelar é uma patologia que acomete frequentemente atletas que exigem força de impacto repetitivo ou de saltos frequentes. A sobrecarga excessiva no tendão pode provocar alterações na matriz extracelular que cronicamente poderá levar a um quadro de tendinose. Ocorre principalmente na região do polo inferior da patela. Seu início é insidioso e gradual, principalmente após uma atividade física, mas com a progressão da doença pode tornar-se frequente durante ou mesmo no início da atividade. O diagnóstico de tendinopatia do tendão patelar é eminentemente clínico, caracterizado por dor a palpação no polo inferior da patela e adjacências. Exames complementares auxiliam no diagnóstico. O USG e a