Tendinite
É a inflamação ou irritação de um tendão. Tendões são espessas cordas fibrosas que prendem os músculos aos ossos. Eles servem para transmitir a força de contração muscular necessária para mover um osso.
A tendinite atinge, principalmente, o tendão dos músculos que servem o polegar e os primeiros dedos da mão. Eles atravessam o Túnel do Carpo, uma estrutura em forma de canal ou túnel existente ao nível do punho, formada por uma combinação de ligamentos, tendões e pequenos ossos chamados carpais. Quando esta estrutura torna-se irritada ou inflamada, comprime o nervo mediano, gerando um conjunto de sintomas que vão da dor à fraqueza na mão, denominado Síndrome do Túnel do Carpo.
Os sintomas, dependendo do estágio da doença, podem variar desde uma sensação de peso no membro afetado até dores insuportáveis, rigidez, inchaço local, depressão, atrofia dos dedos e invalidez.
Se você trabalha longos períodos com o mouse do computador, já deve ter sentido o típico incomodo na mão, punho e antebraço. Cuidado! Podem ser os primeiros sintomas!
Causas de tendinite
Existem inúmeras causas que acarretam a inflamação do tendão, como por exemplo, as lesões por esforços repetitivos, excesso de força, traumas locais e doenças sistêmicas, sendo as doenças reumatológicas as mais frequentes. Podem ser agudas, de início rápido com dor, calor local e geralmente autolimitadas; e crônicas onde por processos repetidos ocorre o enfraquecimento e perda de flexibilidade gradativos do tecido tendíneo.
Os fatores de risco mais comuns para o desenvolvimento das tendinites incluem idade avançada, ocupacionais (movimentos repetitivos, trabalhos com carga) e atividades esportivas (tênis, futebol, beisebol, voleibol). As tendinites mais comuns são a do manguito rotador (ombro), a epicondilite (cotovelo), do punho (Quervain), a tendinite patelar e da pata de ganso (joelho) e a tendinite de Aquiles (tornozelo).
Sintomas de tendinite
Os sintomas podem variar desde dor e calor,