Tendencias do Futuro
Cada vez mais os profissionais do mercado de trabalho procuram por empresas “de cultura livre”, esses profissionais estão em busca da valorização de seus conhecimentos e habilidades, flexibilidade de horários, qualidade de vida e o reconhecimento constante.
Cada vez mais, esses novos profissionais questionam e não aceitam a imposição por parte da empresa e/ou gestores, querem expor suas idéias e opiniões, não aceitando serem ignorados ou tratados com indiferença. Sendo assim, existe uma grande tendência das organizações que não se adaptarem com essas inovações a perca de talentos.
Isso não quer dizer que devemos esperar atitude paternalista por parte das organizações e pensar que as empresas atenderão todas as vontades dos colaboradores, mas é preciso conhecimento por parte dos empresários que a quebra de paradigma na administração da empresa moderna tal como: horário flexível, benefícios e a conciliação entre jornada de trabalho, família e lazer, serão necessários para o sucesso da empresa. A idéia é deixar as pessoas felizes no ambiente em que trabalham para produzirem mais e melhor.
Foi o que motivou os fundadores da Google e Ricardo Semler presidente da empresa Semco, onde quebraram todos os paradigmas e criaram empresas espelhos e modelos de melhores empresas para se trabalhar no mundo. Nessas organizações o ambiente é descontraído, os colaboradores trabalham em um regime flexível, mas que exige empenho, criatividade, comprometimento e o primordial: produtividade. A empresa investe na satisfação de seu público interno, mas também é exigente quanto a cobrar resultados favoráveis, gerando o sucesso no resultado da organização.
Tendência Ricardo Semler
Ricardo Samler é um empresário brasileiro, nascido em 1959. Chefe-executivo (CEO) e sócio majoritário da empresa Semco S/A, conhecida pela sua implementação radical dos conceitos da democracia industrial e reengenharia corporativa. Suas políticas de gestão empresarial