Tendencia Tradicional
Os pensadores da educação vêm procurando alternativas para que o processo de ensino-aprendizagem seja condizente com o paradigma atual de sociedade, bem como de aluno, família, professores e costumes. À medida que a sociedade evolui acaba exigindo um novo modelo de indivíduo que, por sua vez, acaba exigindo um novo modelo de educação. A educação aqui tratada é aquela oferecida em locais próprios de ensino, como as escolas, por exemplo.
Em relação ao contexto em que as pesquisas relacionadas à educação não param de acontecer, percebemos um grande e, aparentemente, irreversível paradoxo: quanto mais se encontra ‘soluções’ que prometem reerguer a educação mais ela continua a se afundar no abismo infinito da incredulidade e da ilusão.
No momento atual, a educação está sobrevivendo apenas da fama antes conquistada em algum momento do tempo e da história, onde o seu sucesso a elevou ao patamar de resolvedora suprema de todos os problemas. Porém, paralelamente, a sua eficácia tem sido bastante questionada e os êxitos cada vez mais próximos da extinção.
2. Tendência Liberal Renovada Progressivista
Grandes mudanças, se comparada com a Tendência Tradicional (TT), podem ser percebidas na Tendência Liberal Renovada Progressivista (TLRP). Por exemplo, se antes o professor era o núcleo do processo de ensino-aprendizagem, a peça mais importante de todo esse processo, o protagonista, na TLRP esses papéis foram ofertados ao aluno. É ele agora quem ganha o enfoque principal. A educação é pensada para ele, mas também por ele.
No contexto acima, a educação tem como objetivo principal preparar os alunos para exercerem o seu devido papel na sociedade, ou seja, a educação facilita o entendimento do que é a convivência social e as regras necessárias para essa convivência. Para que essa aprendizagem aconteça, a TLRP destaca a importância do fazer para aprender. Essa é, sem dúvidas, a principal diferença da TLRP para a TT. Enquanto a primeira valoriza a pesquisa,