Trabalho de Geografia
Aspectos Geográficos: Goiás é um estado localizado na região do Planalto Central. No território goiano é onde são encontradas as grandes serras como: a Serra dos Cristais, a Serra dos Pirineus e, também é o lugar da Chapada dos Veadeiros. O clima goiano é o tropical semiúmido. A maior parte da vegetação é composta por Cerrado, tipo Savana.
Em alguns locais há a presença de floresta Atlântica. A região de Goiânia e Anápolis são os locais onde mais elas ocorrem. No entanto, costumam ser matas ciliares, localizadas às margens dos rios e das serras. O estado do Goiás, por ser região de Cerrado, possui uma vasta biodiversidade, principalmente na fauna.
As bacias hidrográficas que banham Goiás são: a Bacia do Rio Paraná, a Bacia do Tocantins e a Bacia do Rio São Francisco. Os rios são: Paranaíba, Aporé, Araguaia, São Marcos, Corumbá, Claro, Paranã e Maranhão. O Lago das Brisas, encontrado entre os municípios de Itumbiara e Buriti Alegre, forma a sétima maior usina hidrelétrica do Brasil, a usina de Itumbiara.
Goiás possui uma área, segundo o IBGE, de cerca de 340 mil km². Tem a população estimada em torno de seis milhões de habitantes. As cidades mais importantes são: Goiânia, Anápolis, Caldas Novas, Goiás Velho, Perinópolis e Formosa. O estado faz fronteiras com três regiões, Norte, Nordeste e Sudeste.
A unidade federativa do Goiás, desde os tempos antigos do coronelismo, é possuidor de grandes latifúndios. Essas faixas de terras maiores que mil hectares, servem, principalmente para o plantio. A soja, muito comum na região Centro-Oeste, é uma das sementes que mais é produzida pelo estado de Goiás.
Além da soja, os goianos produzem tomate e o milho. Outros cultivos presentes no estado são o da cana-de-açúcar, o algodão, o café, o arroz, o feijão o trigo e o alho. A pecuária cresce; porém, mais timidamente. A criação do gado na região já prejudicou bastante o bioma Cerrado, com desmatamentos e a degradação do solo.