Tendencia de ti setor publico
I http://igov.com.br/tigov/?p=112 Instituto de Governo Eletrônico
Visão retrospectiva e tendências para a TI – 2
Sem comentários · Publicado por admin em Novas Arquiteturas de TI no Governo
Depois de analisar as áreas de plataformas, comunicações, interfaces, linguagens de desenvolvimento e dados/componentes/serviços, a segunda parte deste artigo mostra a evolução histórica e tendências tecnológicas em sistemas e aplicações, processos, integração de processos e sistemas e integração de cadeias de valor.
[pic][pic]
Sistemas e aplicações
Na construção dos sistemas e aplicações empresariais, saímos dos antigos sistemas específicos para cada caso, evoluindo para o uso de pacotes (soluções de mercado). De início isolados, depois integrados, estes pacotes passaram cada vez mais a integrar componentes de inteligência dos processos decisórios, sequencialmente passando pelos ERP – Enterprise Resources Planning (depois evoluindo para os ERP-II, que passaram a incorporar processos decisórios automáticos em larga escala), pelos sistemas CRM – Customer Relationship Management, SCM – Supply Chain Management e BI – Business.
Mais recentemente estamos entrando em uma nova era, não mais de sistemas integrados monolíticos (integrados em sua própria construção), mas evoluindo para a integração total baseada em sistemas e componentes de diferentes naturezas. A tendência, a médio prazo, é a completa transformação de componentes em webservices, o que possibilitará a integração fácil e rápida de diferentes componentes, visando a implementação do processo integral, interno e externo à organização.
[pic]
Evolução dos sistemas empresariais
Processos
Na área de processos empresariais e de negócios, partimos de simples representações esquemáticas ilustrativas (fluxogramas) de operações empresariais elementares para depois introduzir representações mais especializadas, implementando-se os métodos de decomposição sucessivas e análise estruturada de processos às