Tempos Modernos
Disciplina: Metodologia Cientifica e da Pesquisa
Professora: Fernanda Lima
Aluno: Thainer Marques Bordini
Filme: Tempos Modernos
TEMPOS MODERNOS
O filme tem um importante apelo social, enfatizando as linhas de produção e as consequências dessa forma de organização de trabalho.
Chaplin que incorpora o personagem Carlitos busca mostrar em seu filme não somente concepções que abrangem as questões trabalhistas vividas na época, mas também uma perspectiva da humanidade em busca da felicidade através do trabalho. A busca dos trabalhadores em conquistar, ou melhor, realizar seus ideais de vida através dos ganhos que a jornada de trabalho lhe proporcionaria, como estabilidade financeira para a família, principalmente em meio à crise que arrasava a economia com a quebra da bolsa em 1929.
A frase do início do filme pontua a ideia central da obra: “Tempos Modernos. Uma história sobre a indústria, a iniciativa privada e a cruzada da humanidade em busca da felicidade. ”
O personagem de Chaplin representa o trabalhador tentando se ajustar a metodologia da produção industrial com finalidade de se inserir na sociedade capitalista. O trabalhador é quase um escravo da atividade que tem que desenvolver, as vezes até chegando a loucura devido a sua função exercida. No filme se vê inclusive Chaplin sendo engolido pela máquina onde exercia sua função, mostrando que o trabalhador industrial faz parte dela.
Carlitos, o personagem é preso por ser confundido como o líder de uma greve Comunista. Chegando o dia de sair da prisão a sua vontade é ficar lá, mas é liberado pela justiça, assim começa outra luta para sobreviver. Quando consegue um emprego, as consequências do trabalho quase mecânico de outro trabalho aparecem, Carlitos não consegue êxito e vê como única alternativa de não passar fome voltar a cadeia onde estivera preso anteriormente por se sentir inadaptado para aquela realidade.
Ao conhecer Paulette, ele e sua nova companheira sonham em ter