tempos modernos
DISCIPLINA:
TEMA: TEMPOS MODERNOS (FILME)
GOIÂNIA - GO
MARÇO 2015
DISCIPLINA:
TEMA: TEMPOS MODERNOS (FILME)
Trabalho entregue a instituição de ensino superior Uni-anheguera como requisito parcial para da aprovação parcial na disciplina de instituições do direito.
Professor (a): Divino Alves De Oliveira
GOIÂNIA - GO
MARÇO 2015
Revolução industrial
Em 1936 Charles Chaplin incorpora Carlito, um trabalhador de chão de fábrica, para o filme Tempos Modernos, seu último filme mudo. Numa forma cômica de representar a situação trabalhista no período da Grande Depressão (1929-1941) ele critica a forma como a população dos Estados Unidos vivia.
O filme relata em seu primeiro momento a forma de trabalho nas indústrias, naquela época, havia uma distância hierárquica enorme entre o gestor e o operário, qual não tinham uma relação direta. É possível perceber está unidade de comando logo no início, no qual as ordens partem de cima para baixo, o presidente ordena aumentar a velocidade das máquinas sem se preocupar com a capacidade dos operários em produzir, pois não havia interesse à situação destes, como é em todo sistema capitalista, a maximização dos lucros era o que o motivava. Uma das cenas interessante é quando Carlitos, atrasa o processo de produção devido a sua exaustão no sentido de fazer movimentos repetidos, provocando com isso um conflito entre os funcionários que dependem da tarefa dele para realização das suas.
Um fato que chama atenção é a obrigação de “bater ponto” até mesmo para irem ao banheiro. O controle constante dos processos produtivos e também dos funcionários chega ao extremo, quando o presidente da empresa aparece em uma grande tela para diminuir o período de pausa. “Pare de matar tempo, volte ao trabalho”, ele diz.
No filme, ao chegar o fim da tarde o gestor aumenta mais uma vez a velocidade da produção de maneira tal que Carlitos é imbuído a loucura pelo