Tempos modernos
Análise do Filme tempos modernos
Manaus, 25 de agosto de 2014
Fernanda
Análise do Filme tempos modernos.
Manaus, 25 de agosto de 2014.
O filme tempos modernos é passado na época da revolução industrial, nesse tempo a produção artesanal foi deixada de lado e substituída pela produção em serie.
Logo no inicio do filme podemos observar que as linhas de montagens eram para realizar as tarefas de forma mais rápida e bastante eficiente, portanto não havia preocupações com a saúde física e psicológica dos trabalhadores, os donos da fabrica se preocupavam se a produção estava do jeito que eles queriam, sem olhar para o próximo, sendo assim individualistas.
O filme é composto de críticas, primeiro ele mostra a forma que os trabalhadores são tratados, o patrão ficava em uma sala sentado observando os trabalhadores por uma câmera e dava ordens para aumentar a produção. O filme faz também uma crítica ao modo de produção que o capitalismo proporciona. Os operários trabalhavam com cargas horárias extensas e esses operários tinha a obrigação de produzir sempre mais.
Carlitos, que é o personagem de Charles Chaplin no filme, mostra a realidade que era naquela época, inúmeras de pessoas desempregadas, passando fome e até tendo que roubar para comer. As pessoas trabalhavam em situações precárias, os operários trabalhavam muito e ganhavam pouco.
Em uma parte do filme, carlitos ao sair da prisão, se esbarra com uma menina órfã que tenta roubar um pão, e o personagem diz para o guarda que quem roubou o pão foi ele mesmo, o guarda resolve prender os dois. No caminho para a prisão o carro da policia vira e carlitos manda a menina fugir, mas ela pede pra ele ir junto, os dois fogem e começam a idealizar sonhos juntos.
No decorrer do filme o personagem consegue concretizar seu sonho de civilidade e consumo quando vai para um casebre que a menina