Tempos modernos
Em um comparativo com as cenas do filme com os dias atuais notamos que apesar das condições de trabalho estarem melhores hoje em dia, pode afirmar que atualmente na produção industrial, a condição sócio-econômica do homem continua em segundo plano e conforme podemos constatar, através do filme a implantação de tecnologias como sistema de esteiras móveis nas fábricas, tinha como finalidade aumentar a produtividade das indústrias, Só que esse novo processo produtivo só trouxe benefícios para a classe patronal, que a partir daquele momento tinha como principal intuito o aumento de produção
No filme notamos que os operários eram cada vez mais explorados, pois não tinham os seus direitos trabalhistas respeitados e eram obrigados a produzirem sempre mais, e assim ficando os operários cada vezes mais estafados ,robotizados em função das condições de trabalho. E em conseqüência dessa insatisfação da classe operária surgiram os movimentos grevistas, que tinham como reivindicação, melhorias das condições salariais e de trabalho.
Esses movimentos foram reprimidos pelos patrões, que por sua vez, acionaram as autoridades policiais, que cuidaram do esvaziamento desse movimento para garantir o retorno das atividades. Esse tipo de situação infelizmente prevalece até a presente data, o operariado sonha em ter sua casa própria, constituir família e participar da vida social do mesmo jeito que vimos no filme, Mais poucos conseguem realizar esses sonhos, pois na maioria das vezes as más condições de trabalho e salário os impedem.
Então se conclui que ate hoje os trabalhadores, sofrem por causas das más condições de trabalho, má remuneração tudo isso por causa de empresários que só visão os dados numéricos, estatísticos, financeiros .
E assim a classe trabalhadora que luta por dias melhores ficam cada vez mais longe de realizar seus objetivos de ter um trabalho mais digno e uma vida melhor.