Tempos Modernos
1. Qual é a visão retratada pelo filme sobre o Capitalismo?
2. Qual é a paralelo que o filme “Tempos Modernos” faz com a nossa situação atual?
3. Como são retratadas as desigualdes sociais no Filme?
4. Porque Carlitos foi preso no Filme?
5. A doença adquirida por Carlitos no Filme ocorreu por quais motivos?
6. A substituição do homem pela máquina ainda acontece nos dias atuais? Como isso acontece?
RESPOSTAS
1. O filme inicia mostrando ao fundo um grande relógio, o símbolo maior dos Tempos Modernos. Tempo é dinheiro e reside aí o espirito do capitalismo. Depois podemos ver a alienação do povo, quando o filme mostra as pessoas correndo desesperadas para chegarem à fábrica. Outro aspecto que chama atenção no filme é o predomínio completo do trabalho abstrato sobre o trabalho concreto, ou seja, ao capital não interessa como está sendo produzido, o que importa é que está sendo criado valor.
2. Apesar das tecnologias de ponta empregadas, atualmente na produção industrial, a condição socioeconômica do homem continua relegada a segundo plano, ou seja, o avanço tecnológico não atingiu plenamente o objetivo da melhoria da sociedade humana, porque trouxe consequências que o homem não consegue administrar.
3. O filme trata de desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais abastadas, sem representar, contudo, diferenças nas perspectivas de vida de cada grupo. Mostra ainda que a mesma sociedade capitalista que explora o proletariado alimenta todo o conforto e diversão para a burguesia. Cenas como a que Carlitos e a menina órfã conversam no jardim de uma casa, sonhando com o dia em que teriam a mesma condição dos donos da casa, ou aquela em que eles estão numa loja de departamento, longe da sua realidade, ilustram bem essas questões.
4. Logo que Carlitos sai do hospital, se depara com a fábrica fechada. Ao passar pela rua, nota um pano vermelho caindo de um caminhão, na tentativa de devolvê-lo ao