TEMPOS MODERNOS
SÃO PAULO
ABRIL/ 2014
César Augusto Barbosa
Fernando Alves Duarte
Rodrigo Da Silva Oliveira
Wellington Ferreira Cardoso
TEORIA X e Y DE MCGREGOR
SÃO PAULO
ABRIL/ 2014
INTRODUÇÃO
O texto em questão relata as duas teorias desenvolvidas por McGregor e apresenta uma definição sobre os ambientes de trabalho, sendo eles, agradáveis e forçados. No ambiente agradável, ele aponta que o profissional sente-se motivado.
Teoria X e Y de McGregor
Vamos conhecer a famosa teoria de Douglas McGregor, a teoria X e Y que explica duas condições, sobre o trabalho sendo desagradável e a outra sobre o trabalho desenvolvido em um ambiente natural e agradável, a teoria da motivação do ponto de vista da gestão tradicional e gestão humanista.
O norte-americano Douglas McGregor (1906 – 1964) foi um economista e professor de Gestão Industrial e é considerado um dos pensadores mais influentes na área das relações humanas e desenvolveu uma teoria da motivação que é muito estudada atualmente.
Teoria X ‘’O trabalho é em si mesmo desagradável para a maioria das pessoas’’
Nessa teoria os objetivos do homem são diferentes dos objetivos da organização, e sua dependência o torna incapaz de procurar mudanças, tornando-o também incapaz de autocontrole, precisando ser dirigido e controlado. A teoria X também desenvolve um estilo de direção rígido e autocrático para que as pessoas sejam controladas, visando atender aos objetivos da empresa.
Os 3 princípios básicos da Teoria X são:
1. Um indivíduo comum, em situações comuns, evitará sempre que possível o trabalho;
2. Alguns indivíduos só trabalham sob forte pressão. Eles precisam ser forçados, controlados e às vezes ameaçados com punições severas para que se esforcem em cumprir os objetivos estabelecidos pela organização;
3. O ser humano ordinário é preguiçoso e prefere