Tempos modernos
O filme mostra a vida urbana dos Estados Unidos na década de 30, que focaliza a sociedade após a crise de 1929, onde indústrias foram fechadas, causando desemprego e miséria à população.
Ao iniciar o filme, aparece a cena de um rebanho de ovelhas e logo após uma multidão de homens indo para seus trabahos, comparando as pessoas aos animais na sociedade.
O desenvolvimento da indústria, faz com que os homens funcionem em um sistema automático, como se fossem máquinas, cada um possui uma única função, tornando-se um trabalho mecanizado.Carlitos trabalha em uma grande indústria, onde sua única função é a de apertar parafusos, o serviço é repetitivo transformando-se em algo mecânico e tudo o que tem o mesmo formato de um parafuso ele quer apertar.
Em um trecho do filme Carlitos entra em uma máquina, fazendo assim uma comparação ao homem no sistema capitalista, dizendo que os seres humanos são apenas uma peça no sistema capitalista.
O interesse do dono da fábrica é de criar outras alternativas para acelerar o processo de produção, gerando mais lucros,acelerando as máquinas, dando curto intervalo de tempo para as refeições e descanso de seus funcionários, muitas horas de trabalho entre outras, como ocorria na época.
Carlitos sofre uma crise nervosa, por causa do exesso de trabalho e por não obedecer as ordens existentes no sistema é despedido do emprego.
A população revoltada com a situação, promove greves e saem às ruas para manifestar-se, Carlitos é preso por engano, acusado de ser líder comunista.
Em outra parte do filme, Carlitos se apaixona por uma jovem órfã de pais e que passa por grandes dificuldades financeiras, nesse trecho o filme trata da situação das famílias menos favorecidas da época,que sofriam com o desemprego e a miséria.Mostra ainda que o proletariado é quem