tempos modernos
“Tempos Modernos” é um filme de 1936, considerado um clássico da história do cinema, dirigido e estrelado pelo grande cineasta britânico Charles Chaplin. O enredo mistura o drama das crises da época nos E.U.A com comédia, o que alivia um pouco da tensão e deixa o filme mais agradável aos espectadores.
A história é ambientada nos Estados Unidos dos anos 30 que, ainda sofriam as consequências da crise. O protagonista, Carlitos, após um colapso nervoso devido ao excesso de trabalho é demitido. Ele sai a procura de um trabalho digno para ter uma vida boa ao lado de sua nova companheira, uma garota órfã que ele conhecera no início da trama.
O roteiro é simples, mas mesmo assim consegue prender a atenção de quem assiste em muito os filmes de hoje, que enchem a tela de efeitos especiais e se utilizam de roteiros ridículos e atuações fracas.
Para se ter ideia de como a história é simples, nenhum personagem tem o nome revelado. Só se sabe o nome de Carlitos porque ele já era um personagem cultuado de Chaplin. Mas isso não afeta em nada a qualidade da Obra, nem mesmo a ausência de falas é problema, já que os atores conseguem expressar emoções muito bem, apenas com gestos e olhares.
Esse filme é um ótimo exemplo de que se pode fazer algo crítico e inteligente - que instigue o pensamento de quem assiste – sem ser chato e ainda soar engraçado.
É uma pena que não se façam mais filmes como antigamente e que a geração de hoje não se importe em conhecer o cinema de verdade e prefira assistir a esses de hoje, que arrecadam milhões, mas que não acrescentam nada à nossa vida e que em alguns anos são esquecidos.