Dali
O movimento Surrealista surgiu em Paris em 1924, fruto de escritores e artistas que, liderados por André Breton (1896-1966), valorizavam as pesquisas cientificas, sobre tudo a psicanálise, ficaram conhecidos como a vanguarda européia do inicio do século XX, baseavam-se o inconsciente e os sonhos nas obras.
As obras não seguiam nenhum padrão estético não se prendiam a moral, á lógica e á razão.Muitas dessas obras parecem sem sentido, mas representavam os pensamentos mais íntimos e verdadeiros do homem.
Muitos artistas aderiram ao movimento surrealista entre eles o pintor e designer russo Marc Chagall (1887-1985) e os pintores e artistas gráficos espanhóis Joan Miro (1893-1983) e Salvador Dali (1904-1989).
Características do Surrealismo
Valoriza a intervenção fantasiosa na realidade
Ressalta o automatismo contra o domínio da consciência
As formas da realidade são completamente abandonadas
Explorar o inconsciente, o sonho, a loucura; aproximar-se de tudo que fosse antagônico à lógica e estivesse fora do controle da consciência.
SALVADOR DALI
Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí, nasceu em 11 de maio de 1904 e morreu em 23 de janeiro de 1989, vulgarmente conhecido por Salvador Dali, foi um proeminente espanhol catalão surrealista pintor, nascido e Figueres.
Salvador Dali era hábil desenhista, mais conhecido pelas impressionantes e estranhas imagens em seu trabalho surrealista. Suas habilidades de pintura são muitas vezes atribuídas as influencias de mestres da Renascença. Sua obra mais conhecida, “the Persistense of Memory” ( A persistência da memória), foi concluída em 1931. O expansivo repertório artístico de Salvador Dali inclui cinema, escultura e fotografia, em colaboração com uma série de artistas de varias mídias.
Apesar da semelhança e influência do mestre Chirico, as pinturas de Dalí são originais, povoadas por alegorias metafísicas e sexuais, em um mundo onírico.Salvador Dalí foi alvo de duras críticas por parte dos artistas