Tempos Modernos
Denomina-se refração da luz a mudança de seu meio de propagação, acompanhada de variação na sua velocidade de propagação. Se a incidência na fronteira que delimita os meios de propagação for normal, não haverá desvio na trajetória da luz, porém se a incidência for oblíqua, a refração será acompanhada de mudança na direção dos raios luminosos. Portanto, o fenômeno de refração é caracterizado pela variação da velocidade de propagação; o desvio da luz pode ocorrer ou não, dependendo das condições de incidência. É, pois, incorreto conceituar-se REFRAÇÃO como sendo o desvio que a luz sofre ao passar de um meio para outro. Ao conjunto constituído pelos dois meios de propagação da luz e pela fronteira que os delimita, denominamos dioptro O dioptro é dito perfeito, quando toda a luz incidente é refratada.
2. Fundamentação Teórica
Em virtude do fenômeno de refração, uni objeto, mergulhado parciainiente na água, parece estar quebrado para cima. Quando a luz passa de um meio material para outro meio ocorre duas coisas. A primeira é que a velocidade da luz muda. A segunda é que quando a incidência não é oblíqua, a direção de propagação também muda. A passagem da luz de um meio para outro damos o nome de refração. A primeira lei da Refração Diz que o raio incidente (raio 1), o raio refratado (raio 2) e a reta normal ao ponto de incidência (reta tracejada) estão contidos no mesmo plano, que no caso do desenho acima é o plano da tela. A segunda Lei da Refração
Os senos dos ângulos de incidência e refração são diretamente proporcionais às velocidades da onda nos respectivos meios.
3.Materiais Utilizados
1. Um copo 2.