Tempos Modernos Sociologia
CAMPUS FRUTAL
CURSO DE DIREITO
TEMPOS MODERNOS resenha RAISSA EMILLY MARTINS DOMINGOS COIMBRA
FRUTAL/MG
2015
TEMPOS MODERNOS resenha Trabalho entregue em cumprimento da disciplina de Sociologia ministrada pelo professor Gerson.
FRUTAL/MG
2015
O filme se passa na época da revolução industrial, onde os trabalhadores eram vistos como ''objetos'', pois a única coisa que realmente importava era o lucro. “Tempos Modernos” retrata exatamente esta realidade em diversos momentos, inteligente e muito bem elaborado, com um tema polemico, onde Chaplin usa do humor como uma arama de protesto, mostra à situação da sociedade na época, que era escravizada pelo trabalho, algo que não esta muito longe dos dias atuais.
Passa-se no início do século XX, época da revolução industrial, quando a elevação do consumo em massa aumentou o número de trabalhadores nas fábricas, onde que houve a passagem da produção artesanal, para a produção em série. Os operários se submetiam a uma forma de produção em que não era mais de acordo com suas condições físicas e psicológicas, mas sim uma forma de produção que visavam maior lucro independente das condições de seus trabalhadores.
Na primeira cena do vídeo onde mostram as ovelhas correndo e em seguida as pessoas saindo da estação do metro, logo aderem à ideia central do filme. Chaplin não usa de indiretas, é bem claro ao mostrar a situação da sociedade em todos os ângulos, como a pobreza que é retratada através da personagem vivida pela atriz Paulette Gorddar, a alienação mostrada na cena em que Carlitos (personagem de Chaplin) sai descontrolado pela fabrica apertando tudo, e outra cena clássica do filme é quando o personagem é engolido pela maquina, onde Chaplin quis mostrar que o homem esta virando a maquina.
O filme mostra também a dificuldade em arruma um emprego já que se passa na década de 30 especificamente no ano de 1936, durante a grande