sociologia tempos modernos
Direção:Charlie Chaplin
Produção:Patríciu Santans
Roteiro:Charlie Chaplin
Elenco:
Charlie Chaplin
Paulette Goddard
Henry Bergman
Stanley Sandford
Chester Conklin
Género:comédia drama
Música:Charlie Chaplin
Estúdio:United Artists
Distribuição:Charlie Chaplin Film Corporation
Lançamento:5 de fevereiro de 1936 , Nova Iorque, Estados Unidos
2.Sinopse: Um operário de uma linha de montagem, que testou uma "máquina revolucionária" para evitar a hora do almoço, é levado à loucura pela "monotonia frenética" do seu trabalho. Após um longo período em um sanatório ele fica curado de sua crise nervosa, mas desempregado. Ele deixa o hospital para começar sua nova vida, mas encontra uma crise generalizada e equivocadamente é preso como um agitador comunista, que liderava uma marcha de operários em protesto. Simultaneamente uma jovem rouba comida para salvar suas irmãs famintas, que ainda são bem garotas. Elas não tem mãe e o pai delas está desempregado, mas o pior ainda está por vir, pois ele é morto em um conflito. A lei vai cuidar das órfãs, mas enquanto as menores são levadas a jovem consegue escapar.
3.Cenas que apresentam características e as consequências do capitalismo:
Nessas duas cenas a sociedade capitalista explora o proletariado, alimenta todo conforto e diversão para burguesia.
1-Cenas como a que Carlitos e a menina órfã conversam no jardim de uma casa. 2-Aquela em que Carlitos e sua namorada encontram-se numa loja de departamento.
3-Quando o patrão capitalista, manda acelerar o ritmo da produção, sem se importar com os funcionários, o objetivo era conseguir que a produção dobrasse e ele obtivesse o LUCRO.
4-Em uma das cenas do filme, Os proprietários dessas empresas e fábricas queriam diminuir o tempo de almoço, para os operários voltarem mais rápido ao trabalho e aumentarem a produtividade, havia um grande stress ao qual os operários eram submetidos durante o período de trabalho.
5-As cenas em que Charlie trabalha em ritmo