Sociologia - tempos modernos
1. Qual a importância da organização do trabalho numa empresa?
Um conjunto de atividades intelectuais e manuais aplicados sobre a natureza é o conceito de trabalho. No filme “Tempos Modernos” o processo operacional se sobressai sobre as relações interpessoais, predominando a divisão de trabalho, como pode ser visto na cena em que o patrão fica isolado controlando a fabrica por meio de câmeras, e também pela padronização. O filme evidenciava a busca constante pela produtividade com a máxima eficiência através da organização racional do trabalho. A Revolução Industrial provocou uma crescente substituição da mão-de-obra humana por máquinas para otimizar o tempo gasto e assim produzir mais. E é justamente isso que faz a organização do trabalho, busca métodos mais eficientes para executar as tarefas, buscando sempre coordenar, controlar e dirigir da maneira que seja melhor à organização.
2. A empresa mostrada no filme retrata que tipo de organização de trabalho: Taylorista ou Fordista?
A empresa mostrada no filme “Tempos Modernos” retrata a organização de trabalho no modelo Taylorista, pelo seu excesso de rigidez, de especialização e de mecanização do homem. Todos os operários são considerados meros instrumentos de produção. O modelo Taylorista separa o planejamento do trabalho de sua execução , os que pensam ficam de um lado (o patrão) e os que executam (operário) de outro, racionalizando o ambiente de trabalho. O taylorismo se baseia nos princípios do estudo:
▪ Tempos e Movimentos, na cena em que na hora do almoço o patrão apresenta uma máquina que vai diminuir o tempo de descanso do funcionário para que ele volte mais rápido para a produção, mas que no final das contas é dispensada pois da muito trabalho;
▪ Divisão de tarefas, na figura do patrão e dos funcionários que não se misturam;
▪ Padronização aumentando a produção; Esses são fatores essenciais