Tempos Modernos - Resumos
Chaplin era empregado de uma indústria baseada na linha de produção, onde os trabalhadores eram submetidos a um grande esforço físico, mental e emocional. Seu gestor os enxergavam como maquinas que nunca podiam parar, trabalhavam de modo excessivo, sempre com os mesmos movimentos e eram vigiados o tempo todo através de câmeras de segurança, uma das únicas integrações entre chefe e funcionários.
Uma parte do filme que deixa claro o esforço para a redução de tempo na execução das tarefas e a tentativa de aumentar a produção, foi à invenção de uma máquina que alimentava automaticamente os funcionários durante o trabalho, tornando assim dispensável a parada dos mesmos nessa hora, não havia nenhum aspecto motivacional em cima dos trabalhadores, pelo contrário, eram apenas parte de uma linha de produção que não podia parar, e apesar de seus esforços excessivos não eram recompensados de nenhuma maneira, apenas com míseros salários.
Em certo momento, dentro da fábrica, Chaplin acaba sendo engolido pela máquina, demonstrando que o trabalhador se automatizou tanto que parecia fazer parte dela. O personagem chega ao ponto de não conseguir desempenhar outra função, preferindo ficar preso na cadeia para ter uma vida mais tranquila. A única cena do filme que Chaplin consegue ser ele mesmo é na hora de dançar, um momento de liberdade e de fazer o que realmente gosta.