Resumo tempos modernos
Esse filme de Charles Chaplin conta a história de um operário, em seu início, e de uma jovem órfã de mãe e posteriormente de pai. Charles Chaplin trabalha em uma fábrica, desempenhando trabalho repetitivo e braçal de apertar parafusos. De tanto apertar parafusos, o rapaz tem problemas de stress e perde a razão de tal forma que pensa que deve apertar tudo o que se parece com parafusos, como os botões de uma blusa, um hidrante na rua, etc. Ele é despedido da fábrica e , logo em seguida, internado em um sanatório. Após ficar algum tempo internado sai de lá recuperado, mas com medo que a vida moderna impõe (vide cena quando ele sai do sanatório, e vê diversos carros, barulho de buzina, etc).
Logo que sai do hospital, a fábrica onde trabalhava está fechada. Em seguida é preso por engano, a polícia o prende como líder comunista, pelo fato de ele estar agitando um pano vermelho, parecido com uma bandeira em frente a uma manifestação. Após passar um tempo preso o operário é solto pela polícia por agradecimento, pois em uma das cenas ajudou na prisão de um traficante de cocaína que tentava fugir da prisão.
Logo adiante aparece, "a moça – uma menina do cais que se recusa a passar fome". A moça tem de roubar para evitar a fome e alimentar suas irmãs e seu pai está desempregado e as três são órfãs de mãe. O pai morre durante uma manifestação de desempregados e as duas pequenas são internadas em um orfanato. A moça foge para não ser internada e volta a roubar comida. Numa de suas investidas, ela conhece Chaplin: depois de roubar o pão de uma senhora, a polícia vai prendê-la e Chaplin assume a culpa do assalto, pois havia gostado da calma e sossego de estar na prisão. Ele é preso novamente mas solto em seguida após descobrir o engano. Os dois fogem e vão morar juntos.
Chaplin procura emprego e consegue um como segurança noturno em uma loja de departamentos. Logo é despedido por não conseguir evitar um assalto e por dormir no serviço, e