Tempos Compostos
São aqueles formados por locuções verbais que têm como auxiliares os verbos ter e haver e como principal, qualquer verbo no particípio. São eles:
Pretérito Perfeito composto do indicativo
É a formação de locução verbal com o auxiliar ter ou haver no Presente do Indicativo e o verbo principal deve estar no particípio. Indicando fato que tem ocorrido com frequência ultimamente.
Ex:
Eu tenho estudado demais ultimamente.
Pretérito Perfeito composto do Subjuntivo
É a formação de locução verbal com o auxiliar ter ou haver no Presente do Subjuntivo e o principal no particípio, indicando desejo de que algo já tenha ocorrido.
Ex:
Espero que você tenha estudado o suficiente, para conseguir a aprovação.
Pretérito Mais-que-perfeito composto do indicativo É a formação de locução verbal com o auxiliar ter ou haver no Pretérito Imperfeito do Indicativo e o verbo principal no particípio. Tendo o mesmo valor que o pretérito Mais-Que-Perfeito do Indicativo Simples.
Ex:
Eu já tinha estudado no Maxi, quando conheci Magali.
Pretérito Mais-que-perfeito Composto do Subjuntivo: É a formação de locução verbal com o auxiliar ter ou haver no Pretérito Imperfeito do Subjuntivo e o verbo principal no particípio. Tendo o mesmo valor que o Pretérito Imperfeito do Subjuntivo simples.
Ex:
Eu teria estudado no Maxi, se não me tivesse mudado de cidade
Futuro do Presente composto do indicativo:
É a formação de locução verbal com o auxiliar ter ou haver no Futuro do presente simples Presente do indicativo e o verbo principal no particípio, tendo o mesmo valor que o futuro do presente simples do indicativo
Ex:
Amanhã, quando o dia amanhecer, eu já terei partido.
Futuro do pretérito composto do indicativo
É a formação de locução verbal com o auxiliar ter ou haver no Futuro do pretérito Simples do indicativo e verbo principal no particípio, tendo o mesmo valor que o futuro do pretérito simples do indicativo
Ex:
Eu teria estudado no Maxi, se não me tivesse mudado de cidade.