Tempos Compostos
ALUNA: LARISSA MICHELLE CARDOSO DANTAS
TURMA: MD2
PROFESSOR: ÁLVARO NEGROMONT
DATA: 17/04/2015
TEMPOS COMPOSTOS
1) Modo indicativo
Esse modo se caracteriza pela expressão de uma certeza. Esse é subdividido em nove tempos, sendo eles:
Presente, expressando algo atual, por exemplo: O menino estuda na UNICAP. A palavra “estuda” designa o tempo da oração.
Pretérito perfeito simples: Expressa algo que ocorreu antes do tempo atual e que sua ação foi completamente terminada, exemplo: Ela estudou para as provas ontem a noite, mas não se sente confiante.
Pretérito perfeito composto: Diferentemente do simples, o composto inicia no passado e pode se estender até o momento atual. Exemplo: Tenho estudado muito para o vestibular.
Pretérito imperfeito: Esse tempo expressa um fato ocorrido no passado, mas que não foi completado. Exemplo: Ela estudava português quando sua mãe entrou em seu quarto chamando-a para jantar.
Pretérito mais-que-perfeito: Demonstra uma ação ocorrida antes de outro fato que já foi concluído, podendo ser escrito de forma simples ou de forma composta, exemplo: Ela já tinha estudado quando os familiares chegaram em sua casa, ou de forma composta, ela já estudara quando seus familiares chegaram em sua casa.
Futuro do presente simples: Expõe um fato que pode ocorrer futuramente com relação ao momento atual, exemplo: Ela estudará sociologia amanhã.
Futuro do presente composto: Se destingue do simples por, apesar de expor um fato que pode ocorrer no futuro em consequência a um momento atual, esse estará terminado antes do fato futuro acontecer. Exemplo: Antes da hora do intervalo, os alunos já terão terminando a prova.
Futuro do pretérito simples: Expõe um fato que deve ocorrer após algum fato passado. Exemplo: Se eu tivesse passado de ano, viajaria nas férias com minha família.
Futuro do pretérito composto: Já esse enuncia um fato que poderia ter acontecido após. Exemplo: Se as notas tivessem saído antes,