op 3
REMOÇÃO DE CORANTES
Vários métodos de tratamento têm sido propostos com o intuito de remover corantes de efluentes gerados por indústrias, entre eles pode-se citar a adsorção, coagulação/floculação, ozonização, decomposição microbiana, oxidação por via úmida, ultrassom e métodos eletroquímicos (Chakraborty,
Chowdhury e Das Saha, 2011).
A Tabela 2.2 mostra algumas das técnicas que são estudadas e utilizadas em indústrias para tratamento e remoção de corantes de efluentes bem como as vantagens e desvantagens de cada uma.
TABELA 2.2: TECNOLOGIAS DE TRATAMENTO PARA REMOÇÃO DE
COR ENVOLVENDO PROCESSOS QUÍMICOS E/OU FÍSICOS (OLIVEIRA,
2003).
Métodos Químicos e/ouFísicos Vantagens
Desvantagens
Oxidação
Processo rápido
Alto custo de energia e formação de produtos
Adsorção
Altos índices de remoção
Requer regeneração ou acondicionamento adequado para o adsorvente saturado
Técnica de Membrana
Separação efetiva de moléculas de corantes
Custo elevado e necessidade de limpeza e troca constante das membranas
Coagulação/Flotação
Custo reduzido
Geração de grandes volumes de lodo
• Os corantes foram removidos através de sistemas físico-químicos, seguidos de tratamento biológicos via lodo ativado, permitem boa remoção da carga de corantes em efluentes, aproximadamente 80%. Uma desvantagem é a geração de grande quantidade de lodo, o qual é ainda considerado crítico, do ponto de vista ambiental.
Há uma constante procura por metodologias e alternativas para o tratamento de efluentes com corantes que consigam promover uma redução no custo e com alta eficiência de remoção e isso faz com que a remoção desses produtos indesejáveis seja cada vez mais eficaz e gera investimentos nessa área de pesquisa (Saikia et al.). Dentre os métodos citados na literatura, a adsorção têm se mostrado um método efetivo e que fornece bons resultados.
A adsorção é recomendada ao final do tratamento convencional com a finalidade de