tempo
Depois da Revolução Industrial, a partir do século XVIII, a ação dos seres humanos nomeio ambiente se intensificou. Uma das conseqüências desse processo de continua ecrescente intervenção humana no planeta é a série de fenômenos climáticos que surgiram noséculo XX, que explicitamos a seguir:
•
Aumento do Efeito Estufa e Aquecimento Global
O Sol emite vários tipos de radiações que chegam a Terra, uma parte desta radiação aoser refletida na superfície do planeta, se transforma em radiação infravermelha, que provoca oaquecimento do planeta.Se a Terra não possuísse atmosfera, essa radiação refletida voltaria para o espaço. Masos gases da atmosfera retém essa radiação absorvendo-a ou a refletindo de volta para asuperfície. Este fenômeno é denominado de Efeito Estufa. Como conseqüência, há umaumento na temperatura da superfície do planeta. Este fenômeno é natural e, sem ele, oplaneta seria gelado e não poderia ter vida, como na lua (que não tem atmosfera).O gás carbônico (dióxido de Carbono – CO
2
) é um dos gases que mais reflete a radiaçãoinfravermelha de volta a superfície, além de alguns outros como o metano (CH
4
), o dióxido deenxofre (SO
2
), dentre outros.O aumento da emissão de gases por parte de automóveis, fábricas, queimadas, etccausa um aumento nos níveis de gás carbônico na atmosfera, tornando o efeito, que em níveisnormais é benéfico, prejudicial.O aquecimento excessivo da superfície da Terra poderá ter como conseqüências oderretimento das calotas polares, o aumento do nível dos oceanos e de vapor de água naatmosfera, a inundação de algumas cidades costeiras, o aumento de furacões, secas eenchentes.
Figura 1: Barreira formada pelo gás carbônico
Buraco na Camada de Ozônio
O ozônio (O
3
) é um gás instável que forma uma camada a qual envolve a Terra na alturada estratosfera (acima de 12.000m). Tem a função de proteger a Terra dos nocivos raiosultravioletas que chegam ao planeta, funcionando como um filtro.