Tempo real
Na ciência da computação, a expressão tempo-real, é uma expressão que se refere a sistemas em que o tempo de execução de uma determinada tarefa é rígido independente da carga do sistema. O tempo de execução de uma operação pode ser muito curto ou não. O que importa para este tipo de sistema é que a tarefa seja executada. O sistema deve ser implementado visando principalmente a ordem de agendamento das tarefas e o gerenciamento de recursos para que possa executar a tarefa no tempo correto ou informar imediatamente que a tarefa não poderá ser executada.
Tempo-Real em Sistemas Abertos
O desenvolvimento de aplicações distribuídas em ambientes heterogêneos consiste em um grande desafio para a indústria de software. Da mesma forma, o cumprimento de requisitos de tempo-real neste tipo de sistema tem se mostrado altamente necessário. Neste artigo nos preocuparemos com o desenvolvimento de aplicações distribuídas com restrições do tipo softreal-time, que permitam a adoção de uma política de melhor esforço (best-effort). Uma série de aplicações, envolvendo de sistemas multimídia a sistemas bancários, apresentam estas características.
Apresentaremos um modelo que tem por objetivo simplificar a programação de sistemas tempo-real em redes de computadores heterogêneas, que apresente, entre outras características, transparência em relação à distribuição e à heterogeneidade do sistema, e flexibilidade e adaptabilidade no desenvolvimento de aplicações. O processamento tempo-real introduz novos requisitos relacionados a correção temporal e performance. Este comportamento deve ser provido pelo modelo, que deve fornecer meios de expressar e implementar restrições de tempo-real em sistemas abertos e distribuídos.
Outro dos benefícios proporcionados pela utilização de reflexão computacional no modelo consiste em permitir que seja escolhida dinamicamente a ordem de execução dos métodos de objetos de modo a satisfazer a política do melhor esforço. No modelo, um meta-objeto