Projeto Feira De Ci Ncias
AUTORES: COORDENADOR:
TURMA:
PROFESSOR (A) ORIENTADORA (A):
TEMA: O direito do consumidor brasileiro na compra
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Levar ao público-alvo o conhecimento sobre “direitos do consumidor”, focando nos aspectos compra e legislação, orientando e garantindo a efetivação de uma compra acertada.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Analisar e apresentar os direitos do consumidor, ao público-alvo a fim de melhor orienta-los.
- Conhecer a atuação dos órgãos de defesa do consumidor identificando suas leis.
- Compreender os elementos que integram nas relações de troca e estabelecer harmonia entre consumidor e fornecedor.
3 JUSTIFICATIVA
Percebemos que nos dias de hoje, os brasileiros tem certa dificuldade para conseguir os seus direitos. A grande maioria das pessoas não tem a sabedoria de quando e como usar seus direitos. Frente a essa realidade que é a busca por informações para melhor entendemos os nossos direitos, queremos apresentar as diferentes leis tanto para o consumidor quanto para o fornecedor do produto, sendo assim o presente projeto foi visado para melhor relação entre ambas às partes.
4 REFERENCIAL TEÓRICO Muitos consumidores deixam os seus problemas de lado, pois não imaginam a força do código que os defende. Saber dos seus direitos é o dever de todo cidadão, ainda mais com o aumento visível do consumismo no Brasil. Nos anos 90 a Lei nº 8.078, de 11/09/90, em vigor desde 11/03/91, , foi criado o Código de Defesa do Consumidor (CDC), que visa à proteção e defesa dos direitos dos clientes. A novidade chegou fazendo algumas imposições às empresas: maior qualidade na fabricação dos produtos, satisfação no atendimento ao cliente, além de determinar prazos e penalidades em caso de não cumprimento da legislação. Com tantos benefícios, o consumidor atual pode sim ser mais exigente, mas não pode esquecer os seus deveres também. Ao fazer alguma reclamação ou queixa, procure a empresa em que fez a